© 2019 - Revista Literária Pixé.

  • Facebook

Detlef Günter Thiel 
Nasceu na Alemanha e trabalhou como arquiteto 14 anos no Brasil, onde aprendeu a lingua portuguesa e amar a cultura do país, assim como, a vida do protagonista do romance, o lansquenete espingadeiro Hans Staden do condado alemão de Hessen, ambos com passagem no estado de São Paulo. Seguindo o percirdo de Hans Staden, o autor viajou pelas cidades históricas e sítios do Brasil, bem como no estado alemão de Hessen, colecionando informações e fotos alusivas a aspetos relevantes da sua vida. 

E ASSIM NASCEU O BRASIL

Trata-se do conto da “Hora Zero” do Brasil, quando o aventureiro Hans Staden viveu e testemunhou em seu livro de 1557 “Verdadeira História.....Duas Viagens ao Brasil....” como se formou a nação brasileira – uma obra prima para o público de romances históricos, porque tem um herói de forte personalidade, suficientemente exótico e aventureiro, para atrair as atenções do leitor com a meticulosa investigação do autor, que coloca árduo conhecimento e ímpeto no escreve. E uma linguagem solta que leva a entrar na atmosfera do séc. XVI, no seu contexto sociológico e político.


A obra baseia-se em fatos históricos reais e fatos novos, o autor Detlef Günter Thiel realizou uma pesquisa completa sobre Hans Staden, um soldado lansquenete alemão, em todo lugar onde esteve: no Norte de Hessen/Alemanha, em Portugal e no Brasil. Ele conhece a época das descobertas e utiliza os eventos históricos relevantes como fundo para uma descrição meticulosamente detalhada de todas as ocorrências. Deste romance histórico e seu tempo, poderão entender os hábitos das pessoas e também as suas alegrias e o seus sofrimentos naquela época, no renascimento.


“Hans Staden, Sua Alma - Minha Alma?” é um projeto tricultural teuto-luso-brasileiro de dois continentes que abre uma janela na história para disfrutar da vivência do mundo quinhentista, uma página da história pouco conhecida e estudada.