Bio-do-Artista.png

Cipriano Souza
Artista Convidado 

BIOGRAFIA

Cipriano Souza nasceu em 06 de novembro de 1970, no Arraial de São Domingos, Município de Manoel Vitorino, no sertão da Bahia. Vive em São Paulo há trinta anos, é um artista autodidata com primeiro grau completo.


Fez sua primeira exposição individual em 2002, na Galeria de Las Artes em São Paulo, e na mesma época a marchand Sabina de Libman começou a vender suas obras na Galeria Arte Aplicada da cidade de São Paulo.


Foi premiado na Bienal internacional de Vargem Grande da Serra-SP no ano de 2007 (prego de ouro em escultura e pintura), no salão de arte de Granja Vianna ganhou o prêmio exposição em 2003, participando de duas exposições coletivas, uma no clube Pinheiros e outra no Centro Brasileiro – Britânico, ambos em São Paulo. Em 2016 ganhou menção honrosa no salão de arte de Guarulhos-SP


Fez 11 exposições individuais em galerias e espaços culturais de São Paulo, no Museu do Café de Botucatu, Centro Cultural do Taboão da Serra- SP e Museu de Arte Popular de Diadema- SP 


Participou de trinta e oito exposições coletivas, em São Paulo, Portugal (Lisboa, Alfandega da Fé e Porto), Alemanha (Frankfurt, Eschweiler e Kronberg im Taunus), MAP-Diadema, Museu de Britânia-Go, Casa de Apoio de Cotia- SP, Búzios-RJ, Guarujá-SP e Guarulhos-SP.


Possui obras em acervo no Centro Cultural de Suzano-SP, Centro Universitário FIEO-UNIFIEO, Museu de arte popular de Britânia-GO-MABRI, Consulado Geral do Brasil- Frankfurt-Alemanha, UNESP Bauru, Museu do Café- UNESP Botucatu, Palácio Nove de Julho – Assembleia Legislativa de São Paulo, Galeria Arte Aplicada- SP, MAP-Museu de arte Popular de Diadema- SP e Coleção Gilberto Chateaubriand.


Suas pinturas participaram dos eventos Casa Cor (2004,2005 e 2011) e Mostra Artefacto (2005 e 2006), além dos programas de televisão: Programa Hebe Camargo – SBT – 2004-Título da obra: “O Pássaro”, Programa Depoimentos – TV Assembleia-Título da obra: “O Vendedor de Pote”, Programa Manhã Maior-RedeTV-2010-Título das obras: “Amo Hermeto” e “Dgsberto” e Programa Sr. Brasil-TV Cultura-2014-Título da obra: ”Menino e Pássaros” que mantém no seu cenário atualmente reprodução de telas do artista que participaram do especial 10 do programa na Sala São Paulo.


Em 2013 levou para as cidades de Boa Nova-BA e Planalto-BA o projeto pintura de murais, que teve o apoio da prefeitura das cidades. Atualmente reside em Ibiúna, passando a quarentena na chácara de um amigo, com planos de se mudar para Igatu, na Chapada Diamantina-BA.

© 2019 - Revista Literária Pixé.

  • Facebook